[Resenha] Em Chamas, Suzanne Collins




Titulo: Em Chamas
Titulo Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiu fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Tudo passou, os Jogos Vorazes acabaram e todos estão felizes e tudo mais. Para alguns que não sabem uma “vantagem” de participar dos Jogos Vorazes e vencer e por que: 1º - Você tem “dinheiro”, suplementos e uma bela casa para o resto da sua vida e 2º - Nunca mais vai participar de absolutamente nada relacionado ao massacre que a Capital opõem.

O livro continua sendo narrado por Katniss (Uma pequena observação, para quem já leu tem certa parte na qual parece que a narração passa para algum personagem e rapidamente volta para Katniss). Como no primeiro livro esse também (e o último) é dividido em três partes, Parte 1 – A Fagulha, no qual começa a contar o “Tour” dos vencedores pelos outros 11 Distritos que e meio que obrigatório, Katniss tem uma visita surpresa (surpresa do mau rs), os Pacificadores mudam, começa a ter levantes por outros distritos (Tanto que um deles e meio que descrito por Katniss enquanto ela esta nesse certo Distrito, que para quem viu o filme sabe qual é infelizmente).

Só falei com Tresh uma única vez. Tempo suficiente para que ele poupasse a minha vida. Não o conhecia, mas sempre o respeitei. Pelo poder que ele tinha. Por sua recusa em disputar os Jogos e quaisquer termos que não fossem os deles. Os Carreiristas queriam se associar a ele desde o início, mas ele jamais aceitou a parceria. Eu o respeitava por isso (...) Mas tenho a sensação de ter conhecido Rue, e ela vai esta sempre comigo. Todas as coisas bonitas fazem com que eu me lembre dela. Eu a vejo nas flores amarelas que crescem na Campina perto da minha casa. Eu a vejo nos tordos que cantam nas árvores. Mas, acima de tudo, eu a vejo em minha irmã, Prim. – Minha voz não expressa muita confiança, mas estou quase terminando. – Obrigada por suas crianças. – Levanto o queixo para me dirigir à multidão. – E obrigada a todos vocês pelo pão. Página 71.

Ai começa a Parte 2 – O Massacre no qual termino o Tour de Peeta e Katniss pelos Distritos e pela capital, já tem os novos Pacificadores e tudo mudou no Distrito 12, Katniss pela última vez da a sua clássica fugida para a floresta para lembrar-se de seu pai, sua verdade vida e tudo mais ai ela vê duas meninas do Distrito 8 fugindo para o Lendário Distrito 13. Assim ela volta para a cerca e vê que ela foi ligada é... Ai ela tem que fazer certas coisas para resolver esse pequeno problema. Katniss e Peeta começam a se aproximar, não por obrigação mais sim para nascer uma amizade entre os dois e assim eles vãos e conhecendo e tudo mais. Assim, recebe o anúncio do Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos que se realiza a cada 25 anos. O resto de “O Massacre” é dedicado para a preparação para a septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes e com certas novidades e coisas que te deixam sinceramente surpreso.

Uma parte, Peeta parou de desenhar uma floração e levantou os olhos tão subitamente que fiquei sobressaltada, como se tivesse sido pega espionando-o, o que talvez eu estivesse mesmo fazendo, de um jeito meio estranho. Mas ele disse apenas: Acho que essa é a primeira vez que a gente faz uma coisa normal juntos, sabia? Página 175.

E ai chega o nosso grande final, Parte 3 – O Inimigo já começa com o inicio do Massacre como eles estão cada um em sua borda e se sair eles explodem, mas a uma grande diferença nesse lugar que não e nenhum pouco igual à antiga arena do livro um e do jeito que Suzanne imaginou essa arena eu tenho que dizer que ela ficou de parabéns, muito bem elaborado cruel e belo ao mesmo tempo o livro termina de forma totalmente cruel e seca, no qual te deixa com uma sede incontrolável de começar logo o último livro.

Deixo as minhas armas na terra enquanto me grudo a ele.– Peeta? Digo suavemente. Afasto os fios louros e molhados de seus cabelos e percebo a pulsação retumbando em contato com os meus dedos, encostados em seu pescoço.
Seus cílios se abrem e seus olhos encontram os meus. – Cuidado – diz ele fracamente. – Tem um campo de força lá na frente.
Eu rio, mas há lágrimas escorrendo em meu rosto. Página 297.

Espero que tenham gostado da resenha meus queridos e hoje eu começo a ler A Esperança e logo trago à resenha do último livro dessa trilogia magnífica. Beijos e se cuidem.


8 Comentários :

  1. Já li toda a trilogia de hunger games , e sou completamente apaixonado , realmente e muita maravilha para uma trilogia só super ansioso para o filme :D Bjs ! Adorei a resenha .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou ansiosa. Espero que não façam as barbaridades como fizeram em Jogos Vorazes. Ficou legal, mas eu esperava muito mais, muito mais do que tinha no livro. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. Ainda não li o primeiro, parece uma otima serie ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Marina, você não vai se arrepender, de verdade.

      Excluir
  3. Eu realmente não sei porque simplesmente não consigo ler essa série. Tenho os três livros e ainda não senti vontade de ler.. Acredito que vou esperar os filmes... kkkk

    bjooos
    devotedforbooks.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso Natana rs. Eu fiz uma breve "analise" entre o livro/filme e posso afirmar com toda a certeza, nem 90% das coisas que eu vi no livro tinham no filme (Jogos Vorazes). Eles poderiam ter colocado ou ter levado a sério certos detalhes. Tirando isso ficou bom. rs

      Excluir
  4. Oi Sarah!
    Ja faz um tempo que eu não apareço por aqui, minha conta do blog sempre com algum problema e as vezes, nem consigo comentar.
    Acho que eu sou uma das poucas pessoas que não leram Huger Games, triste não?
    Sua resenha reacendeu a vontade que eu tenho de conhecer a série.
    Parabens pelo design e organização do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é. No começo minha conta também era assim.Eu acho que realmente você é uma das poucas pessoas que leram KKKK Quando tiver tempo pegue emprestado, compre em alguma promoção porque vale MUITO a pena. Sério mesmo. Obrigada. ^^

      Excluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários ofensivos e agressivos não serão publicados!
Comentários com propagandas ou coisas afins serão deletados.
Caso queira parceria comunique aqui ou se não no nosso Formulário de Contato

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos